segunda-feira, 11 de março de 2013

Ciência e engenharia: jovens estudantes participam de feira na Poli-USP com 330 projetos


A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) sediará de amanhã até quinta (12 a 14/3/2013), a 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Promovido anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli, o evento procura despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, inovação e empreendedorismo entre estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, entre 14 e 20 anos. A entrada é gratuita.

Clique aqui para saber tudo sobre a Febrace

O evento tem o patrocínio da Petrobras, desde 2006, dentro de sua política de investimentos em ciência, inovação e formação de novos talentos. Na quarta (13/3/2013), às 11h, Antonio Damião Ros, técnico de inspeção de equipamentos e instalações sênior, ai falar sobre o Programa Profissões do Futuro, desenvolvido pela Companhia com o objetivo de informar e estimular jovens a optarem pelo ensino técnico.

Os 330 projetos selecionados foram desenvolvidos por 740 estudantes do ensino básico, com o apoio de 291 professores. São soluções alternativas, muitas vezes inovadoras, para problemas da sociedade. Entre alguns dos exemplos, estão: biodigestor para fezes de cães, estufa sustentável programável, iogurte enriquecido com casca de ovo, lixeira inteligente e microscópio caseiro. Os trabalhos estão classificados nas categorias de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias.

Os finalistas foram escolhidos entre 1.898 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados pelos organizadores das 65 feiras afiliadas – mobilizando mais de 22.500 estudantes. No evento, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora. Os autores dos melhores trabalhos ganharão diversos prêmios – de medalhas a bolsas de iniciação e estágios. Também serão selecionados nove estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel Isef), que neste ano será em Phoenix, Arizona, Estados Unidos, de 12 a 17 de maio. Os melhores, em suas respectivas categorias, serão premiados em cerimônias realizadas nos dias 15, na tenda do evento, e no dia 16, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações