“Hoje não existe mais condições de uma
empresa não ser responsável em todos esses níveis.” A afirmação é do presidente
do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, feita na abertura do encontro Plataforma
Liderança Sustentável, para mais de 160 lideranças industriais do Paraná, na
terça-feira (12/3/2013), em Curitiba. Campagnolo também destacou questões
sociais e ambientais, além da parceria entre a Plataforma e o Sistema Fiep, por
meio do Sesi, para reunir as empresas que estão aplicando, ou já aplicaram, o
conceito de sustentabilidade em seus negócios.
O tema de destaque discutido no encontro girou
em tornou da inserção do conceito de sustentabilidade nos negócios das
empresas. O evento ainda contou com palestras de executivos de grandes
organizações, como Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, e Marise Barroso,
presidente da Masisa, além do idealizador do encontro, Ricardo Voltolini,
presidente da empresa Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em
Sustentabilidade. O Sesi/PR foi parceiro do encontro, que ocorreu na sede do
Sistema Fiep, no Jardim Botânico.
“O objetivo deste evento é fazer com que
as empresas tenham um momento de reflexão a respeito de sua forma de gestão e
de como conduzir seu planejamento estratégico, fazendo com que o capital social
tenha destaque na organização”, observou o superintendente do Sesi/PR, José
Antonio Fares.
Ricardo Voltolini ressaltou o papel do
líder enquanto agente fundamental da mudança. “Quando existe a presença de um
líder apaixonado pelo tema, essa evolução para a sustentabilidade se processa
mais rápido”.
A importância de envolver as lideranças
para promover a sustentabilidade nos negócios vem de uma constatação de
Voltolini, a partir de uma pesquisa realizada em 2008, com 50 grandes
executivos no Brasil. O estudo demonstrou que a postura da liderança era a
variável mais importante no conjunto de variáveis comuns às empresas que tinham
avançado mais em relação à sustentabilidade. De acordo com os conceitos da
Plataforma, os líderes em sintonia com a sustentabilidade são aqueles que
respeitam valores como a diversidade, o meio ambiente, a transparência e a
ética nas organizações.
“A sustentabilidade conduz
automaticamente à inovação. E quando você faz diferente, você então faz com que
a sua marca seja vista também de maneira diferente”, observou Marise Barroso.
Para Paulo Nigro, a sustentabilidade é
uma transformação contínua, mas que vale a pena em todos os aspectos. “Uma
coisa é muito importante destacar: invistam nesse processo e o resultado virá”.