quinta-feira, 14 de março de 2013

Responsabilidade social: lideranças industriais debatem práticas de gestão sustentável


“Hoje não existe mais condições de uma empresa não ser responsável em todos esses níveis.” A afirmação é do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, feita na abertura do encontro Plataforma Liderança Sustentável, para mais de 160 lideranças industriais do Paraná, na terça-feira (12/3/2013), em Curitiba. Campagnolo também destacou questões sociais e ambientais, além da parceria entre a Plataforma e o Sistema Fiep, por meio do Sesi, para reunir as empresas que estão aplicando, ou já aplicaram, o conceito de sustentabilidade em seus negócios.

O tema de destaque discutido no encontro girou em tornou da inserção do conceito de sustentabilidade nos negócios das empresas. O evento ainda contou com palestras de executivos de grandes organizações, como Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, e Marise Barroso, presidente da Masisa, além do idealizador do encontro, Ricardo Voltolini, presidente da empresa Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade. O Sesi/PR foi parceiro do encontro, que ocorreu na sede do Sistema Fiep, no Jardim Botânico.

“O objetivo deste evento é fazer com que as empresas tenham um momento de reflexão a respeito de sua forma de gestão e de como conduzir seu planejamento estratégico, fazendo com que o capital social tenha destaque na organização”, observou o superintendente do Sesi/PR, José Antonio Fares.

Ricardo Voltolini ressaltou o papel do líder enquanto agente fundamental da mudança. “Quando existe a presença de um líder apaixonado pelo tema, essa evolução para a sustentabilidade se processa mais rápido”.

A importância de envolver as lideranças para promover a sustentabilidade nos negócios vem de uma constatação de Voltolini, a partir de uma pesquisa realizada em 2008, com 50 grandes executivos no Brasil. O estudo demonstrou que a postura da liderança era a variável mais importante no conjunto de variáveis comuns às empresas que tinham avançado mais em relação à sustentabilidade. De acordo com os conceitos da Plataforma, os líderes em sintonia com a sustentabilidade são aqueles que respeitam valores como a diversidade, o meio ambiente, a transparência e a ética nas organizações.

“A sustentabilidade conduz automaticamente à inovação. E quando você faz diferente, você então faz com que a sua marca seja vista também de maneira diferente”, observou Marise Barroso.

Para Paulo Nigro, a sustentabilidade é uma transformação contínua, mas que vale a pena em todos os aspectos. “Uma coisa é muito importante destacar: invistam nesse processo e o resultado virá”.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações