quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Banda extra larga: projeto vai levar rede de fibra ótica a todas as cidades paranaenses


O Sistema Fiep e a Companhia de Energia do Paraná (Copel) vão colocar em prática o projeto BEL-i9. A proposta é fomentar o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico, gerando conteúdos e aplicações para as redes de banda extra larga da Copel. Deverão ser instalados nove laboratórios na sede Jardim Botânico do Sistema Fiep (Cietep) que atuarão no desenvolvimento de conteúdos digitais, aplicações e serviços para as redes de banda larga.

Segundo o diretor-geral do projeto, Marcos Pessoa, o projeto terá início imediato, mesmo sem a instalação da estrutura física. A estrutura necessária para o projeto deverá ser licitada até o final de outubro e a previsão é que até o final de 2012, todos os municípios do Paraná sejam atendidos pela rede de fibra ótica.

Dentre as possibilidades do BEL-i9 para o setor produtivo, estão a integração dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de todo estado, a criação de produtos especiais para os setores industriais e o desenvolvimento de aplicações para tornar mais eficiente a operação das empresas. “São muitas oportunidades que o Paraná está tendo a partir de agora, em novas tecnologias e na atração de mais investimentos”, avaliou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações