terça-feira, 30 de outubro de 2012

Inovação e sustentabilidade: fórum discute casos de pequenas empresas e cadeia de valor*


“Não discutimos inovação por ser algo moderno, ou mesmo um fator de distinção tecnológica. Inovação é decisiva quando falamos de sustentabilidade, pois viabiliza rumos na transição para um novo padrão de desenvolvimento.” Esta reflexão, trazida por Paulo Branco, do GVces, fundamenta o projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), que chegou ao fim de seu primeiro ciclo de trabalho no último dia 16 de outubro com a realização do Fórum de Inovação e Sustentabilidade, em São Paulo.

O evento trouxe casos de pequenas e médias empresas (PMEs) com práticas inovadoras em sustentabilidade na cadeia de valor de grandes empresas, e reuniu representantes de diferentes segmentos para dialogar sobre as oportunidades e desafios da promoção de inovação e sustentabilidade na relação entre fornecedor e grande empresa.

No Fórum também foi lançada a primeira publicação do projeto, que apresenta os resultados do Ciclo 2012, sob a temática da gestão de fornecedores, e pela apresentação dos trabalhos previstos para o Ciclo 2013.

Ao promover a inovação para a sustentabilidade a partir das PMEs que estão na cadeia de valor de grandes empresas, o projeto ISCV apoia o surgimento de "ecossistemas de inovação com foco em sustentabilidade, onde exista a cooperação mesmo durante a competição", de acordo com Paulo Branco, coordenador da iniciativa.

"Neste ciclo, nossa proposta foi a construção de um relacionamento mais cooperativo entre as grandes empresas e seus fornecedores de menor porte, indo além do tripé clássico preço-prazo-qualidade, que sempre pautou este relacionamento, e agregando preocupações sociais e ambientais no processo de compra das grandes empresas".

A importância do trabalho está em valorizar a capilaridade das PMEs, que representam a maior parte das empresas operando no país, e a capacidade das grandes empresas de influenciar este universo de PMEs, inclusive no campo da inovação e da sustentabilidade.

Neste sentido, as duas primeiras oficinas promovidas pelo projeto tiveram como foco os desafios da construção de uma gestão de fornecedores que fosse voltada para a inovação em sustentabilidade, reunindo as grandes empresas para uma discussão coletiva. Na terceira e última oficina, foi a vez das PMEs apresentarem seu ponto de vista sobre essa questão.

Os resultados deste processo estão organizados na publicação "Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor Ciclo 2012 - Gestão de Fornecedores", lançada no Fórum (clique aqui para saiba mais). "A publicação traz um apanhado do que temos na vanguarda da sustentabilidade corporativa e aborda os dilemas, os desafios e as necessidades da questão da sustentabilidade na cadeia de suprimento das empresas", explica Paulo Branco.

Além da discussão teórica, a publicação também traz nove casos de práticas inovadoras em sustentabilidade selecionados pela equipe do projeto ao longo de 2012 – Atina Ativos Naturais, Ouro Verde Amazônia, TerpenOil Tecnologia Orgânica, PackLess, RL Higiene, Nord Electric, Brasil Ozônio, Tramppo Gestão Sustentável de Lâmpadas, e Estação Resgate Otimize.

*Clique aqui para ler a reportagem do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações