terça-feira, 16 de julho de 2013

Design: Ford pega carona nos 50 anos do Mustang para mostrar quais foram os protótipos que deram origem ao emblemático esportivo


A Ford aproveita os 50 anos do Mustang para resgatar parte da história deste emblemático modelo, considerado um dos mais famosos já criados pela marca norte-americana.

Antes de lançar a primeira geração do Mustang a Ford desenvolveu uma série de conceitos e protótipos que não passaram da fase de estudos.

As imagens abaixo mostram quem foram os carros que deram origem ao esportivo. Conheça as principais características de cada um deles:



Estudo Avanti 1962
O Avanti foi uma das primeiras apostas de como seria um esportivo pequeno – para os padrões americanos, naturalmente – de quatro lugares. O cupê rebaixado foi apenas um dos inúmeros estudos de design avaliados até a direção da Ford aprovar a produção do Mustang.

Embora a forma final do Avanti não tenha sido a escolhida, o seu teto fastback foi adotado no Mustang 1965 de produção. O processo de criação de um carro novo envolve um extenso trabalho de edição de ideias e esta foi uma das muitas que não sobreviveram à peneira.



Mustang 1965 quatro portas
O Mustang usou como ponto de partida a plataforma do "compacto" Falcon de duas portas e uma versão de quatro portas do "pony car" foi pensada como forma de completar essa ideia. Felizmente para os fãs do Mustang, as cabeças frias prevaleceram.



Conceito Mach 2 1966
O Mustang já batia recordes de vendas após o seu lançamento oficial quando o chefe de design Gene Bordinat e o time de Veículos Especiais da Ford resolveu rearranjar as partes do conceito Mach 2. O motor V8 Hi-Po 289 foi transferido da frente para trás dos bancos, estudo que serviu para a sua avaliação como um possível sucessor do Shelby Cobra. Infelizmente, o Mach 2 é outro modelo que nunca foi além da exibição no circuito de salões.



Conceito Allegro II 1967
Em 1967, os designers da Ford resolveram retomar um dos conceitos originais do projeto do Mustang de 1962, adotando uma nova proposta de forma e de nome. Tendo como base o cupê Avanti, toda a área envidraçada foi removida e substituída por um pára-brisa baixo, de estilo speedster, com nova traseira e para-lamas em formato de asa.

Como a Studebacker, hoje extinta, já tinha usado o nome Avanti em sua linha, o conceito retrabalhado foi chamado de Allegro II, remetendo a um dos primeiros estudos de design do carro.


Por Carsale Fotos: Divulgação




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