A Ford aproveita os 50 anos do Mustang
para resgatar parte da história deste emblemático modelo, considerado um dos
mais famosos já criados pela marca norte-americana.
Antes de lançar a primeira geração do
Mustang a Ford desenvolveu uma série de conceitos e protótipos que não passaram
da fase de estudos.
As imagens abaixo mostram quem foram os
carros que deram origem ao esportivo. Conheça as principais características de
cada um deles:
Estudo Avanti 1962
O Avanti foi uma das primeiras apostas de
como seria um esportivo pequeno – para os padrões americanos, naturalmente –
de quatro lugares. O cupê rebaixado foi apenas um dos inúmeros estudos de
design avaliados até a direção da Ford aprovar a produção do Mustang.
Embora a forma final do Avanti não tenha sido
a escolhida, o seu teto fastback foi adotado no Mustang 1965 de produção. O
processo de criação de um carro novo envolve um extenso trabalho de edição de ideias e esta foi uma das muitas que não
sobreviveram à peneira.
Mustang 1965 quatro portas
O Mustang usou como ponto de partida a
plataforma do "compacto" Falcon de duas portas e uma versão de quatro
portas do "pony car" foi pensada como forma de completar essa ideia.
Felizmente para os fãs do Mustang, as cabeças frias prevaleceram.
Conceito Mach 2 1966
O Mustang já batia recordes de vendas
após o seu lançamento oficial quando o chefe de design Gene Bordinat e o time
de Veículos Especiais da Ford resolveu rearranjar as partes do conceito Mach 2.
O motor V8 Hi-Po 289 foi transferido da frente para trás dos bancos, estudo que
serviu para a sua avaliação como um possível sucessor do Shelby Cobra.
Infelizmente, o Mach 2 é outro modelo que nunca foi além da exibição no
circuito de salões.
Conceito Allegro II 1967
Em 1967, os designers da Ford resolveram
retomar um dos conceitos originais do projeto do Mustang de 1962, adotando uma
nova proposta de forma e de nome. Tendo como base o cupê Avanti, toda a área
envidraçada foi removida e substituída por um pára-brisa baixo, de estilo
speedster, com nova traseira e para-lamas em formato de asa.
Como a
Studebacker, hoje extinta, já tinha usado o nome Avanti em sua linha, o
conceito retrabalhado foi chamado de Allegro II, remetendo a um dos primeiros
estudos de design do carro.
Por Carsale Fotos: Divulgação