sábado, 13 de julho de 2013

Ensino da matemática: programa do Sesi-RJ chega à rede pública de município do Rio e da Bahia

Petrópolis será a primeira cidade brasileira a ter em sua rede municipal de ensino o programa Sesi Matemática, criado pelo Sistema Firjan com a proposta de melhorar a formação dos jovens no país. O anúncio foi feito, no dia 5 de julho, pelo presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que esteve com a secretária municipal de Educação, Mônica Vieira Freitas, e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, para assinatura do protocolo de intenções prevendo a parceria.

(Foto Divulgação)
A metodologia, que já é utilizada nas escolas Sesi de todo o estado e vem sendo implantada em turmas de ensino médio de escolas estaduais, será levada inicialmente a alunos do ensino fundamental de 12 colégios municipais de Petrópolis. A parceria é pioneira entre o Sesi-RJ e municípios brasileiros. “Nossas empresas estão sofrendo com a falta de profissionais qualificados e eu, como filho de petropolitanos, fico feliz em ver que a cidade está saindo na frente, focando na capacitação de seus estudantes”, destacou Gouvêa Vieira.

O Sesi Matemática utiliza diversas tecnologias para quebrar a resistência dos alunos ao aprendizado da disciplina, incluindo games online. O objetivo é formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A proposta é fazer com que a facilidade com a matemática ajude a formar adultos mais críticos.

Pesquisa realizada em 2011 pelo Sistema Firjan com mais de 600 empresas de todo o país, revela que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, principalmente nas áreas ligadas às ciências exatas. A matemática é também a base para inovação, fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.

“O programa do Sesi desmistifica a ideia de que é muito difícil aprender matemática. A metodologia garante capacitação para os professores, que aprendem a utilizar as ferramentas de forma a despertar o interesse do aluno, o que facilita significativamente o aprendizado. É algo que atende nossos anseios em relação à ampliação do acesso dos alunos da rede à tecnologia, principalmente àquela que relaciona tecnologia e conteúdo pedagógico”, atestou a secretária municipal de Educação, Mônica Vieira Freitas, que espera ter o programa funcionando nas primeiras 12 escolas do município ainda neste ano.


Fonte Sistema Firjan


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações