“Manaus está à frente das ideias
sustentáveis, pois concilia o desenvolvimento econômico com o respeito à
floresta e sua biodiversidade, resultado do Modelo Zona Franca que incentiva a
indústria a resguardar 98% de sua área verde”. A afirmação é do presidente da
Revista Ideia Sustentável e autor do livro Conversas com Lideres Sustentáveis,
da editora Senac-SP, de 2011, Ricardo Voltolini.
Voltolini esteve em Manaus no início
deste mês (1/7/2013) para sediar o quarto Encontro Regional Plataforma
Liderança Sustentável. No encontro, o autor apresentou dez exemplos de empresas
que compõe os capítulos do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, destacando
as iniciativas de transformação através de ideias sustentáveis. “O objetivo é
inspirar líderes da região para realizar mudanças que busquem a
sustentabilidade. Mostramos como empresários de referência agem, pensam e em
que valores acreditam”.
O presidente da Natura, Alessandro
Carlucci, e o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da
Whirlpool para a América Latina, Armando Ennes do Valle Jr, também
compartilharam experiências de como gerir negócios sobre o tripé de ações
econômicas, ambientais e sustentáveis.
De acordo com Carlucci, a maior ênfase
dos negócios da Natura é utilizar de forma inovadora e sustentável o potencial
da biodiversidade da Amazônia em seus cosméticos e produtos. Tudo a partir de
três iniciativas: investimentos na inovação, fortalecimento das cadeias de
extração e o fortalecimento institucional. “Lembro que as atividades realizadas
pela empresa visam à sustentabilidade da sociedade e do meio ambiente”.
“Estamos na Região Amazônica a mais de 30
anos e procuramos trabalhar com os ingredientes locais, da natureza, em
parceria com o povo daqui, agregando em nossos produtos um pouco da sabedoria e
da essência dessas comunidades regionais. Essa ação ganhou reforço desde o ano
passado quando inauguramos um centro de inovação em Manaus que veio para
estimular e integrar a inovação no Estado do Amazonas e do Norte do Brasil”,
explicou Carlucci.
Armando do Valle Jr revelou no encontro que
a Whirlpool olha a sustentabilidade de forma ampla, observando desde a cadeia
de fornecedores. A empresa acompanha os processos de produção e fornecimento de
matéria prima e insumo, identificando se há problema que fuja à sua política de
ser responsável social e ambientalmente. A medida possibilita a reeducação de
empresários e líderes, tornando-os gestores que contribuem com a missão da
Whirlpool no mercado, fortalecendo seu valor, fazendo a diferença e sendo
sustentável.
“O conceito de sustentabilidade na
Whirlpool é vinculado aos planos financeiros e sociais. A cada três meses uma
equipe de líderes da empresa se reúne para grandes discussões sobre os
negócios, ações sociais e de meio ambiente”, disse Valle Jr.
Como exemplo de sucesso, o empresário
apresentou projeto que já beneficiou mais de 30 mil mulheres de baixa renda,
capacitando-as para exercer uma atividade profissional que lhe devolva sua autoestima
e que traga o retorno financeiro à renda familiar.
Fonte Sistema Fieam