O Conselho Universitário (CO) da
Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta terça (2/7/2013) a seguinte meta,
para ser atingida até 2018: 50% das vagas de seus cursos, em cada turno, sejam
preenchidas por alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em
escolas públicas.
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Para atingir a meta, a USP vai implementar o Plano Institucional da Universidade que traz novas ações de inclusão social (Foto Wilson Dias/ABr) |
Dos 50% oriundos de escolas estaduais, o
percentual de pretos, pardos e indígenas deverá atingir o percentual verificado
pelo último censo do IBGE. As medidas valem para o próximo vestibular. Até
agora, o grupo não tinha bônus para o ingresso na universidade.
“A aprovação do projeto de inclusão da USP
é um marco no sentido que a universidade aceita metas de 50% de inclusão para
algumas categorias até 2018. E os meios que são colocados para se chegar a
estas metas serão anualmente calibrados”, disse o reitor da USP, João Grandino
Rodas. “De maneira nenhuma a universidade ficará pior ou menos boa do que ela
é, pelo fato de entrarem essas pessoas”, completou o reitor.
Para atingir a meta, o Conselho
Universitário aprovou o Plano Institucional da Universidade que traz novas
ações de inclusão social na USP. O plano será implantado no vestibular deste
ano. Ele inclui quatro medidas: o aumento e a criação de bônus do Programa de
Inclusão Social da USP (Inclusp), a criação do Programa de Preparação para o
Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do Programa Embaixadores USP e a ampliação
dos locais de prova do vestibular.
Sobre os novos bônus, o conselho aumentou
de 8% para 12% a bonificação na nota dos alunos que tenham cursado o ensino
médio em escola pública; elevou de 8% para 15% a bonificação dos candidatos que
fizeram o ensino fundamental e integralmente o ensino médio na rede pública.
Também aumentou de 15% para 20% o bônus para o aluno que cursou integralmente o
ensino fundamental na rede pública e o segundo e terceiro anos do ensino médio
em escolas públicas.
Assim, o aluno preto, pardo e indígena
que tiver cursado integralmente o ensino fundamental na rede pública e o
segundo e terceiro anos do ensino médio em escolas públicas pode chegar a ter
até 25% de sua nota do vestibular aumentada pelos bônus recebidos, a depender
do seu desempenho na prova.
“O aproveitamento dessas pessoas é
importante porque o diferencial que se procura se fazer no Estado de São Paulo
e na USP, em particular, é que essas pessoas também façam a sua parte. Ou seja,
que seja uma inclusão com mérito. Pode ser um mérito menor que dos outros”,
disse Rodas. “Não podemos prescindir absolutamente do mérito, porque senão nós
estaremos realmente entregando a essas pessoas que entram nada mais do que
aquela porta giratória, entra pela porta e sai por ela porque não tem condição
de acompanhar”, destacou.
Fonte Agência Brasil