quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tecnologia e inovação: Ipea mapeia infraestrutura de pesquisa no país

O Ipea está desenvolvendo o projeto piloto do Sistema Nacional de Inovação e Infraestrutura de Pesquisa. O trabalho tem as parcerias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O resultado esperado será um diagnóstico da infraestrutura de pesquisa disponível no país, seus principais gargalos e sua interação com o setor produtivo no desenvolvimento de novos produtos e processos.


A ideia é mapear a infraestrutura das instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para monitorar e gerenciar dados. Assim, será possível compreender melhor o funcionamento do sistema de inovação no Brasil e oferecer, às empresas e à comunidade científico-tecnológica, o acesso via internet a informações sobre os principais laboratórios e equipamentos disponíveis.

O sistema visa incentivar o uso compartilhado de recursos, fornecendo um mapeamento gráfico das infraestruturas. Nove áreas de pesquisa estão entre as prioridades: saúde, petróleo e gás, defesa, biotecnologia, aeronáutica, TIC, energia, agropecuária e construção civil. O projeto ainda passará por testes e deve estar disponível no ano que vem.

O projeto será coordenado pela Diretoria de Estudos Setoriais do Ipea e pela UFMG, com a participação de pesquisadores de outras universidades.

Saiba mais sobre a pesquisa:






Fonte Portal Ipea
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações