Oito empresas brasileiras, 25% delas
paranaenses, estão selecionadas para participar do Global Access Program (GAP),
programa que conecta alunos de MBA da UCLA Anderson School of Management, da
Califórnia, nos Estados Unidos, a empresários do mundo todo. O evento, que ocorrerá
na próxima semana (25 a 27/7/2013), é um dos maiores da área, reunindo cerca de
500 pessoas de mais de 20 países, entre estudantes de MBA, empresários e
parceiros. O Brasil é o terceiro colocado em número de empresas participantes,
ficando atrás apenas da Finlândia e da Itália.
No Brasil, as empresas são selecionadas
em parceria com o Núcleo de Capital Inovador do Senai Centro Internacional de
Inovação, que as acompanha durante o período de seis meses, tempo que dura a
elaboração do plano de internacionalização, feito pelos alunos de MBA da UCLA.
O Senai no Paraná é o segundo maior parceiro da UCLA em número de empresas
captadas, uma vez que em outros países a Universidade conta com mais de um
parceiro.
A prospecção de empresas para o GAP deste
ano teve início em novembro de 2012 e culminou na visita do professor Bob
Foster, coordenador geral do programa, que veio ao Brasil entrevistar as
candidatas e selecionar as oito aprovadas. Foster esteve em Curitiba,
Florianópolis e São Paulo ministrando palestras sobre o GAP. Ao todo, foram
contatadas mais de 300 empresas que demonstraram interesse de participar do
programa.
As empresas selecionadas são conectadas
com cinco alunos do programa de MBA part-time da UCLA. Esses estudantes são
profissionais de empresas em tempo integral com, pelo menos, nove anos de
experiência em diversas especialidades como marketing, finanças e operações.
Através do programa, a equipe fornece mais de 2 mil horas de consultoria para a
empresa, a partir da elaboração de um plano de negócios.
O plano contempla o
lançamento de um produto, novo ou já existente, para um mercado diferenciado,
além de recomendações estratégicas, financeiras, operacionais e mercadológicas.
Também fornece uma análise comparativa da proposta de valor da empresa em
comparação com sua concorrência. O projeto final será apresentado pelos estudantes
e empresários no dia 07 de dezembro deste ano.
Parceria
A parceria entre o Senai e a UCLA existe
desde 2010, quando as três primeiras empresas brasileiras, todas paranaenses,
participaram do programa. Em 2012, uma das empresas participantes foi a Quanta
Diagnostico & Terapia. Para o empresário João Vitola, trabalhar com o grupo
de pesquisadores da UCLA durante vários meses foi uma ótima experiência.
“Construímos juntos um plano de negócios bem estruturado, elaborado para a
expansão dos nossos negócios, com a criação do departamento científico de
pesquisas clínicas. As recomendações tiveram um grande valor e papel nesse
processo, e hoje estamos esperando os resultados financeiros positivos, que
devem ser sentidos no ano fiscal de 2014”, relata Vitola.
Rodrigo Cerci, diretor do departamento de
pesquisa da Quanta, conta que a principal contribuição do trabalho realizado em
parceria com a UCLA foi a identificação de empresas regulatórias (CROs). “São
essas empresas que direcionam o mercado e sobre as quais tínhamos informações
limitadas. Estamos desenvolvendo estratégias para apresentar nosso departamento
científico a estas empresas, ao invés de fazermos apenas contatos diretos com
os patrocinadores e investidores, que era a abordagem habitual do departamento”,
explica Cerci. “A criação de um website específico deste departamento
(www.quantacr.com) é um exemplo desta mudança estratégica. Esperamos nos
estabelecer definitivamente no mercado e obter resultados no médio prazo”,
finaliza.
A Biodinâmica, empresa de Londrina que
fabrica produtos odontológicos, é uma das participantes do GAP deste ano. Para
Eduardo Scarchett, gerente de negociações internacionais da empresa, participar
do programa será uma grande oportunidade, uma vez que o mercado odontológico
norte-americano é um dos melhores e maiores do mundo e faz parte do
planejamento estratégico da empresa começar a comercializar seus produtos nos
Estados Unidos a partir de 2014.
“A marca Biodinâmica e os produtos que
fabricamos estão se consolidando cada vez mais no mercado odontológico mundial,
devido à qualidade e inovação que apresentam. Atualmente nossos produtos chegam
a mais de 50 países e a milhões de consumidores”, conta Scarchett. “Com a nossa
participação no GAP esperamos preparar um valioso plano de negócios, com uma
análise detalhada e independente, que nos ajudará nas escolhas, tomadas de
decisão e preparação de estratégias visando a introdução de nossos produtos no
mercado norte americano”, finaliza o gerente.
As empresas que desejem participar do GAP
podem entrar em contato com a área de Capital Inovador do Senai Centro
Internacional de Inovação:
Ricardo Fortunato Barcelos, 41 3271-7458 ou ricardo.barcelos@fiepr.org.br
Fonte Agência Fiep